Neste 23 de abril é celebrado o Dia Mundial do Livro. Como já contamos aqui, essa data foi escolhida porque marca a perda de escritores importantes, como William Shakespeare ou Miguel de Cervantes.

Mas pare um instante para pensar: quantos livros você leu no último ano, sem ser por obrigação? A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Ibope, indica que nós lemos, em média, 4,96 livros por ano.

Se você lê pouco – e quer mudar essa situação – ou se já lê bastante, entenda quais os benefícios de incorporar o hábito da leitura a sua rotina!

A leitura melhora a capacidade criativa

O primeiro benefício de incorporar o hábito de leitura a sua rotina é um estímulo a sua capacidade criativa. A cada vez que as páginas são folheadas, o leitor exercita a sua imaginação, pois tende a reproduzir cada detalhe das situações e cenários em sua mente.

Nesse contexto, é válido buscar obras que mostrem realidades totalmente diferentes da nossa. Vale ler a coleção de livros que inspirou Game of Thrones ou toda a saga do bruxinho Harry Potter, o mais famoso de Hogwarts.

A leitura aguça o senso crítico

Outro benefício do hábito da leitura é aguçar o senso crítico. Isso porque, ao embarcar em uma história, o leitor faz muitas descobertas, podendo entender melhor como as sociedades se comportam em outras épocas e outras regiões.

A medida que tem acesso a essas informações, é natural que o leitor passe a enxergar o mundo com outros olhos, refletindo sobre as suas próprias atitudes. Além disso, a leitura desperta uma vocação questionadora, até entender o porquê das situações. Nesse contexto, tem início uma incrível jornada de busca por respostas, que caracteriza o processo de aprendizado.

E, mesmo quando essas explicações são fornecidas, elas estão longe de se transformar em verdades absolutas. Isso porque elas podem dar origem a novos questionamentos. Tendo mais senso crítico, você melhora a sua capacidade de argumentação, ou seja, consegue defender melhor o seu ponto de vista.

A leitura enriquece o vocabulário

Você já parou para pensar que uma mesma história ou fato pode ser contado de diferentes maneiras? Tem quem prefira uma abordagem mais formal, enquanto outros optam por um tom mais descontraído. Essas diferenças também se refletem na hora de escrever.

Por essa razão, os livros são uma excelente oportunidade para quem deseja enriquecer o vocabulário. Não é raro, por exemplo, ao se deparar com uma palavra nova, que o leitor consulte um dicionário ou faça uma pesquisa na internet para descobrir o seu significado.

Dessa maneira, você ganha repertório para se comunicar nas mais diferentes situações: em uma conversa entre amigos, atividade escolar ou reunião de trabalho.

A leitura desperta empatia

Finalmente, é válido destacar que o hábito da leitura também ajuda a despertar a empatia. Em outras palavras, ao acompanhar os dilemas e conflitos de um personagem, você consegue entender seus sentimentos.

Fica mais fácil, portanto, se colocar no lugar de outra pessoa e transportar essa atitude para além dos livros, na vida real. Além de todo o universo fantástico, a saga Harry Potter ajuda as crianças a perceberem as manifestações de preconceito em seu dia a dia.

Depois das nossas dicas sobre a importância do hábito da leitura, o que você está esperando para começar um novo livro? Navegue pelo nosso site ou faça uma visita à nossa loja física para descobrir quantos títulos possuímos em nosso acervo. Até a próxima!