Como fazer decoração de festa junina: na imagem temos uma guirlanda com chapéus, balões e bandeiras
Fotos: internet

Ainda estamos em meados de maio, mas o clima caipira volta a tomar conta do Blog da Pedagógica. Neste post, preparamos um rápido tutorial que ensina como fazer decoração de festa junina.

Não importa se a sua intenção é reunir os amigos em casa, ou se você coordena uma escola ou um clube. Vale até, quando possível, chamar os vizinhos e fechar a rua. Veja dicas!

Como fazer decoração de festa junina: bandeirinhas

A primeira dica nesse tutorial de como fazer decoração de festa junina não poderia ser outra: recorra a elementos típicos, que não podem faltar nessa celebração, entre eles as tradicionais e coloridas bandeirinhas.

Além da versão em papel de seda – que pode ser adquirida pronta por quem quer economizar tempo – uma opção criativa é confeccioná-las em tecido ou feltro, para fugir do tradicional. É possível escolher entre diferentes estampas para dar um toque de originalidade ao ambiente.

Ainda falando nas bandeirinhas, fica a sugestão de produzi-las também em tamanho miniatura, para que possam ser espalhadas por toda a decoração: das lembrancinhas a uma guirlanda com motivo junino, passando pelos pratos que são servidos a mesa.

Chapéus de palha

O chapéu de palha é um outro adereço que tem múltiplas utilidades e, por isso, merece ser citado nesse tutorial que ensina como fazer decoração de festa junina. Engana-se quem pensa que eles só servem para cobrir a cabeça dos convidados.

Em miniatura, eles podem ser colocados em tubetes (com alguma guloseima dentro, como a pipoca. Também podem ser usados no centro de mesas, paredes ou como elemento de um painel feito de esteira e chita. Além disso, eles podem ser usados como um recipiente para colocar alimentos e doces.

Pipocas

Quando se pensa em alimentos típicos da festa junina, a pipoca não poderia faltar. Muito além de ser uma guloseima, os grãos de milho também podem se transformar em um elemento de decoração.

Uma das opções é montar uma flor de pipoca. Para isso, você vai precisar, basicamente de uma bola de isopor, cola quente e um palito de churrasco. Enfie o palito na bola e cubra toda a extensão com as pipocas.

As guloseimas também podem adornar um bolo fake – para ficar no centro da mesa. Essa é uma tradição muito comum em aniversários e casamentos, especialmente quando se deseja fazer vários registros do evento.

Fogueiras

Nosso tutorial de como decorar uma festa junina não poderia terminar sem fazer uma alusão a outros elementos que não podem faltar em um autêntico arraiá, como, por exemplo, a fogueira.

Em função de algumas limitações e da preocupação com a segurança dos convidados, nem sempre é possível instalar uma fogueira real no recinto. Mas nem por isso elas vão ficar de fora. Os rolos de papelão simulam os pedaços de madeira, ao passo que as chamas podem ser recriadas com papel de seda.

Você se entusiasmou com esse post que traz dicas de como fazer decoração de festa junina? Na página da Pedagógica no Facebook nós publicamos muitos outros tutoriais. Curta o nosso conteúdo você também!