Na imagem, um menino escala um pau de sebo, uma das mais tradicionais brincadeiras para festa junina
Reprodução / Internet

Além dos grandes eventos que acontecem na cidade, é muito gostoso reunir família ou pessoas próximas em um arraiá em casa, na escola, no clube, rua ou empresa.

E qualquer que seja o local, algumas tradições não podem faltar: além da quadrilha, as brincadeiras para festa junina promovem a interação entre os convidados e garantem momentos de muita diversão. Continue a leitura e aprenda 5 sugestões fáceis de serem colocadas em prática!

1. Cadeia

Uma das mais tradicionais brincadeiras para festa junina é a cadeia. Como o próprio nome sugere, um convidado deve ser preso por alguns minutos. Para evitar a fuga, algumas pessoas se tornam responsáveis pela vigilância do local, que pode ser cercado por cadeiras.

Nos festejos juninos, a tradicional fiança – requisito necessário para a soltura – é substituída por uma prenda, que é uma tarefa divertida que o participante deve cumprir.

2. Jogo das Argolas

Entre as brincadeiras para festa junina, uma das mais populares é o jogo de argolas, que tem por objetivo testar a mira dos participantes. A preparação é simples: basta encher algumas garrafas de água e distribuir algumas argolas.

Antes de arremessá-las, porém, os participantes devem respeitar a distância previamente estabelecida. Para garantir que todos tenham chances iguais, vale, inclusive, fazer, uma marcação. Aquele que tiver o melhor desempenho, pode ser contemplado com um brinde.

3. Corrida

Outra brincadeira para festa junina bastante popular é a corrida do saco, onde os participantes devem percorrer um determinado percurso dentro de um saco. Como fica impossível caminhar, só resta aos competidores ir pulando até a linha de chegada.

Para quem gosta desse tipo de gincana, outra ideia é a corrida de carrinho de mão. O percurso é disputado em duplas: quem está na frente deve apoiar as mãos no chão, tendo as pernas levantadas pelo parceiro que está atrás. Em ambas as versões, vence quem chegar na frente do concorrente,

4. Rabo no Burro

Nesta brincadeira para festa junina, o participante tem a missão de encaixar o rabo (que pode ser uma pena) em uma imagem de um burro que está afixada na parede. Uma tarefa aparentemente simples, não fossem algumas dificuldades como o competidor estar com os olhos vendados e levemente desorientado, após ser girado algumas vezes.

5. Pau de Sebo

Se o evento for montado em um ambiente externo, uma ótima opção que pode se juntar as outras brincadeiras para festas juninas já listadas é o pau de sebo. A proposta é simples: os participantes devem escalar um troco de madeira bem alto, normalmente buscando algum objeto colocado no topo, como uma bandeira.

Só que, para dificultar a vida dos desafiantes, é despejada sobre a madeira uma substância pegajosa, que pode ser sebo de boi – daí o nome da gincana – para deixá-la propositalmente escorregadia. Vence a gincana quem pegar a bandeira em menos tempo, sem usar nenhum artifício.

Entusiasmou-se com as nossas sugestões de brincadeiras para festa junina? Veja também nossas dicas para arrasar na decoração. Até a próxima!